XIII EPIEC USP - 2018
Encontro do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, está associado ao Instituto de Física (IF), ao Instituto de Química (IQ), ao Instituto de Biociências (IB) e à Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo.
O programa oferece Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências nas modalidades Física, Química e Biologia. Conta com um corpo de orientadores dessas três áreas, docentes do IF, IQ, IB e FE e, ainda, docentes da área das Ciências da Natureza da EACH, USP São Carlos e USP Ribeirão Preto.
As linhas de pesquisa atuais compreendem:
L1 - Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências
Estudo da natureza, do conteúdo e da linguagem de diferentes meios como experimentos, atividades lúdicas, computadores, vídeos, filmes, etc e o papel dos mesmos no processo ensino-aprendizagem.
L2 – História, Filosofia e Cultura no Ensino de Ciências
Investigações relativas a aspectos históricos, filosóficos ou sociológicos da ciência (Física, Química e Biologia), bem como das relações entre ciência e cultura, e suas implicações no ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) em diferentes níveis ou abordagens.
L3 - Ensino-Aprendizagem de Ciências
Estudos que abordam aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Física, Química e Biologia. Ou seja, que tratam das concepções conceituais dos estudantes, modelos, propostas e diagnósticos de aprendizagem; da avaliação e de aspectos lingüísticos na formação conceitual ou nos discursos de estudantes e professores.
L4 - Formação de Professores
Investigações sobre formação inicial ou continuada de professores de ciências, para os diferentes níveis de ensino, incluindo programas de aperfeiçoamento de professores, avaliação de práticas pedagógicas e de cursos e programas específicos das licenciaturas ou magistério.
L5 - Divulgação científica e educação não formal
Investigações que enfocam a natureza, do conteúdo e da linguagem de materiais, meios e espaços de divulgação científica e de sua inserção no ensino escolar, bem como análise de materiais, propostas, intervenções e interações em espaços de educação não-formais, como museus e centros de ciências.
Mais informações podem ser obtidas na página do Programa.